
Construindo pontes entre universitários e alunos de escolas públicas: conheça o Projeto Cambia!
O Projeto Cambia é uma ONG que propõe trocas de conhecimento entre universitários e alunos de escolas públicas. Acreditamos na potência dos encontros como forma de despertar nos alunos e tutores o genuíno interesse de aprender mais.


O Projeto Cambia é fruto da troca.
Nossa história começou quando um de nossos fundadores participou de uma experiência de voluntariado na França. Em atuação desde 2005, o grupo Échanges Phocéens (“Trocas em Marselha”) proporciona momentos de troca entre jovens tutores universitários e crianças e adolescentes de escolas de baixa renda.
01.
Como funciona?
01.
.png)
Alunos com curiosidade de conhecer outras formas de aprender e ensinar.
O Projeto Cambia cria pontes entre alunos de escolas públicas e jovens universitários e recém-formados que buscam reinventar as maneiras de adquirir conhecimento.
02.

Encontros semanais que proporcionam trocas de saberes e experiências.
Nossos módulos são criados com o objetivo de estimular o pensamento crítico e o desbravamento de novos conhecimentos, sempre de maneira lúdica e interativa.
03.

Contribuição para o desenvolvimento do senso de cidadania.
Diminuindo a distância entre escolas públicas e universidades, buscamos fortalecer a rede comunitária, conectando pessoas, ideias e projetos e colaborando para a educação e o desenvolvimento humano.
"
O legal é que os tutores têm a liberdade de escolher qualquer coisa (desde que de acordo com os objetivos pedagógicos), então o voluntariado era uma atividade legal, e não necessariamente uma obrigação — tanto é que não se falava em voluntariado, mas sim em ‘troca’.
Frederico Maciel, idealizador e atual presidente da ONG

Valores que nos inspiram

Curiosidade
Exercitando um olhar mais curioso e reflexivo diante do mundo e do dia-a-dia, estimulamos a descoberta de novos aprendizados.
.png)
Troca
A perspectiva de troca possibilita que ambas as partes respeitem e reconheçam outras culturas, ideias e experiências.

Conhecimento
Por meio de experiências lúdicas de aprendizagem, expandimos nosso horizonte de saberes e despertamos — ou reacendemos — o prazer de aprender e ensinar.

Cidadania
Desenvolvendo o senso de responsabilidade e da independência na formação de opiniões, geramos um impacto positivo nas relações entre as pessoas e a comunidade.